domingo, 20 de fevereiro de 2011

O aniversário mais gelado da minha vida!

Minha semana foi demais! Me diverti, nao quebrei nenhum osso e ainda passei meu niver na Noruega, onde nao parou de nevar um segundo! Bom, começando do começo, ne... Partimos no domingo de manhã: eu, minha família (Brian, Jette e Jonas), dois casais que sao amigos deles e seus filhos (Anders e Lotte - Josefinne e Jacob, Lisbeth e Frank - Matias). Fui no carro com os jovens, Jonas foi dirigindo. Saímos daqui de casa umas oito horas da manha. Eles conversaram o caminho inteiro e foi complicado de eu entender alguma coisa. Ás vezes isso me irrita, pq nao consigo entender qndo as pessoas conversam entre elas (posso até entender pouca coisa, porem nao consigo entrar no assunto), pq falam rapido e tudo o mais, mas entendo muito bem qndo eles falam comigo. Enfim, a menina tem 15 anos, mas tbm nao falou mt comigo nao. Daí chegou a hora de atravessarmos o oceano de navio. Cara, o negocio era realmente gigante! Foi foda! Descemos do carro, entramos e tava lotado. Tivemos que procurar um lugar pra sentar, pois nao tinhamos reservado o assento. Fui lá pra cima e saí para ver o mar. Era muito muito lindo, frio tbm (hehehe). Demorou umas tres horas e aí chegamos na Noruega. O Jonas se perdeu, perdemos um tempao esperando, foi uma beleza! Chegamos mesmo no destino esperado, em casa umas oito da noite. O jeito foi descansar para encarar a segunda feira, e se preparar para colocar o esqui nos pés.
Que dia que foi na segunda? Que dia? Dia 14 de fevereiro!!! Pois é, aah 17 anos nao é tao velha assim (risos). Eles tem o costume de acordar o aniversariante na cama, com uma típica musica dinamarquesa. Acordei com todo aquele povo cantando pra mim, minha cara super sexy, mas feliz por ser novidade pra mim. Me deram os parabens, presentes tbm e esperaram eu abrir. Ganhei roupa! Depois agradeci e eles sairam do quarto. Tomamos cafe e nos arrumamos para o primeiro dia de esqui. Tava muito frio lá fora, fazia uns dez ou onze graus negativos. Mas a gente tinha roupa quente o bastante para nos manter aquecidos. Os sapatos de esqui ou snowboard sao enormes e tortos. Tipo, nao da pra vc esticar totalmente o joelho. Ja deu pra perceber que lindos todos ficam neeh! Nao tinha mais lugar para a escola de esqui na segunda, portanto deixamos pra aprender certinho na terça e na segunda fomos por conta propria. Tentar aprender sozinhos. Ainda bem que tinha uma montanha pequena para quem estava começando. Eu vi um monte de criancinha de esqui nos pes, indo com tudo, sem medo nenhum. O meu problema era que eu nao conseguia freiar. Meu host pai falava: ''freia, vc tem q parar agora!'' e eu ía na maior velocidade e levava um tombaço. Nao dava mesmo pra freiar! Fomos um pouco na montanha de cor verde, que nao é muiito complicado. Tem um negocio q vc enfia no meio das pernas e te puxa, ou senao vc pode ir nas cadeiras, o teleferico. Tem a verde, azul, vermelha e preta. Queria ir na preta se eu pegasse o jeito. Achei varias vezes que eu ía quebrar uma perna ou alguma coisa, mas graças a Deus nao aconteceu nada. Os sapatos sao tortosd justamente para te proteger. Almoçamos salsicha lá mesmo que o Brian preparou. Levamos comida da Dina mesmo, pq lá eh muito caro. O engraçado eh que um danes e um noruegues conseguem se entender perfeitamente, cada um falando a sua propria lingua. Voltamos pra casa umas 3 da tarde, pk era meu niver e a Lotte ía fazer bolo, mais conhecido como Lagkage. Tava boom! Dai ficamos sem fazer nada. Íamos pra casa soh pra comer e dormir, mais nada a gente fazia. Cada um tinha um dia pra ajudar com a janta ou o cafe da manha. Esse com certeza foi o niver mais gelado que ja tive até hoje!
Terça, quarta e quinta foi quase tudo no mesmo ritmo. Saíamos para esquiar de manha, voltavamos na hora do almoço, comíamos, voltávamos a esquiar e íamos pra casa de tarde, 5 horas o mais tarde. Na quarta troquei o esqui pro snowboard, que no principio pareceu mais dificil. Josefinne tava comigo e me deu umas dicas, aprendi com ela. Eu freiava toda hora com medo de cair e ela falava pra eu ir mais rapido. Levei muitos tombos, de verdade. Comi bastante neve! (hahaha). Uma hora minha luva ficou presa no teleferico e o carinha que cuida lá teve que parar e me devolver a luva. Eu caía de boba tbm. Até pegar o jeito a gente pena um pouco. Curti pra caramba, foi demais! Eu lembrava de qndo eu ía pra praia com meus pais e meus tios, nao sei porque, mas lembrei das coisas que a gente passou.
Sexta de manha fomos esquiar soh de manha e depois devolvemos as coisas. Eles me chamavam de rainha do ski. O Brian brincava falando que eu era a melhor brasileira que já esquiou. Pegamos a estrada de volta e dessa vez foi mais legal voltar com os garotos e a Josefinne. No navio eu encontrei a Giovanna, uma brasileira q tbm ta em intercambio na Dina e foi esquiar na Noruega. Encontrei ela na ida e na volta. Aí gastei meu portugues neeh. Foi legal! Na volta reservamos lugar e jantamos lá mesmo. velho, eles devem ser ricos! O bufe tava bacana! Experimentei ostra e um monte de coisas marinhas. Qndo chegamos na Dinamarca, Jette foi dirigindo, Brian foi na frente com ela (ele nao tava passando mt bem, vomitando e tudo o mais). Eu, Jonas e Matias fomos atras. Meu corpo tava dolorido, eu tava quebrada. Dormi um pouquinho, toda desajeitada, pq fui bem no meio. Jonas peidava e colocava a culpa em mim ou no Matias. Ele falou que era a cebola que ele tinha comido. Nao aguentei e morri de rir. Tiveram que abrir o vidro pra parar de feder. Desculpa contar isso, mas eh que foi muito engraçado! Serio, sem brincadeira! Tenho que lembrar disso qndo eu voltar pro Brasil. Chegamos em casa onze da noite e fui direto pra minha cama.
Sabado nao fiz absolutamente nada! Meus pais tiveram que ir na loja deles trabalhar, pk tah reformando. Jonas dormiu na casa da namorada e fiquei sozinha aqui. Sempre esvazio a maquina de lavar loça e guardo tudo. Ai eles falam que eu ganho pontos extras por isso. Domingo chamei a Paulina para vir aqui. Deu certo de ela vir e posou. Meu portunhol tah melhorando por causa dela! Se eu falar portugues mesmo ela nao entende, entao dou uma misturada e ai ja era! =) Foi bom que ela veio, jogamos karaoke na televisao. Pelo menos nao fiquei sozinha o dia inteiro. Vimos tbm um filme chamado O Orfanato. Em espanhol com legenda dinamarquesa. Estamos de ferias agora e nao tenho nada pra fazer essa semana. Ontem foi segunda e Carsten me levou na reuniao do Rotary. Anna Grethe foi junto dessa vez. Jantei la, foi de boa.
Hoje, terça feira, acordei e peguei o onibus pra Middelfart. Tive que pagar umas coisas, nao deu mt certo, dai fui na floricultura da Jette. Depois voltei pra casa, almocei e to escutando musica agora na cozinha. Esses dias o brian colocou musica brasileira bem alta, da Ivete Sangalo e pediu pra eu ensinar ele a dançar. Eu nao sei dançar direito, aí ficou os dois boboes na cozinha tentando uns passinhos, dois pra la, dois pra ca. Foi divertido. Meus host pais tbm falam espanhol, neh. Ai um dia eu tava no skype com meus pais e o Brian foi ver eles e começou a conversar mor de boa. Foi loco, ele consegui entender portugues! A Jette tbm, mas foi mais dificil pra ela de entender. Eh, nao eh facil naao!
To indo nessa galera, e aqui fica uma frase, tipo uma liçao que aprendi: A via eh que nem aprender a andar de esqui, vc leva muitos tombos, mas tem que ter força e coragem para levantar e seguir em frente. =)
Ateh a proxima genteeeee =*

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Um fim de semana meio duro

Bom, o fim de semana nao foi um dos mais animadores. Sabado fomos eu e o Brian de manha para a escola onde foi o local para andarmos e arrecadar dinheiro para a FDF. Quanto mais as pessoas andassem, mais dinheiro arrecadavam para o grupo. Tive que ajudá-los a arrumar o patio e tbm ajudei um pouco na cozinha com uma mulher (mae do Andreas, que vai pro Uruguai fazer intercambio e tbm estava lá) que veio da Alemanha e fala danes fluente, mas logico, com o sotaque alemao. A ''corrida'' começou meio dia. Recebemos um pin para passarmos no BIP a cada 100 metros que andavamos. No começo foi de boa, paradinha pro almoço, depois andei mais um pouco e aí a dor na perna já começou. Sede tbm e preguiça junto. Depois chegou a Nadja, uma menina q faz nataçao, nao junto comigo, mas eu já conhecia ela pq fomos pra Alemanha competir. Ela tem 13 anos e é bem legal. Foi andar tbm, mais por diversao do que serio. Gastei meu dinamarques com ela! (risos). Eu ja tava cansada nos meus primeiros 10 km. De tarde, o povo ainda com energia, as criancinhas andando, mandando ver e eu super cansada. Fui sentar um pouco e um cara começou a falar comigo. Depois ele mudou a lingua e pensei que era espanhol. Daí me toquei que era portugues! Isso mesmo, PORTUGUES! Para a minha surpresa, ele disse que era pai da Nadja. Eu fiquei de boca aberta, pq ela nao tinha me falado nada. Disse que era de Moçambique e mora aqui na Dina há 20 anos com sua mulher e 3 filhas. Ficamos conversando um tempao. Cara, como foi bom me desligar um pouco dessa lingua loca. As pessoas só olhavam. Ganhei meu dia...hehehe... Eu já tinha andado uns 23 Km e a Karin chegou pra me dar um oi. Eu estava deitada no chao mesmo, quase dormindo e ela: "Vamos, vamos. A gente ta te patrocinando!". Ela nao fazia ideia o quanto meus pes doiam. Daí saiu o horario que eu teria que andar de noite. Eu e Josefinne. Fui tentar dormir um pouco antes de encarar 2 horas na madrugada andando. Porem, nao consegui. O povo que tava no meu quarto nao parava de falar. Deu meia noite e lá fomos nós. Fui meio que me arrastando, sem um pingo de vontade. Andamos até duas e quinze e dai fomos dormir. Acordei pra tomar cafe da manha no domingo, que dizer, me acordaram! Eu tava quebrada, simplesmente sem forças, querendo minha casa, minha cama. Era tudo o que eu queria. Tomei cafe e voltei pro colchao. Fiquei lá e dai chegou o Brian e depois a Jette. Pediram pra eu tirar umas fotos e depois tentar andar mais um pouco. Ok, facil! Parece divertido eu contando assim, mas meu corpo tava doendo de verdade. Andei e aí cheguei no meu limite. No total deu 35,5 Km. Tah bom demais. A garota que ganhou, andou 80 Km. Fiquei de cara. Acabou meio dia. Nao sei como eles ainda conseguiram arrumar aquele lugar. Anders e Lotte, amigos do Brian, que tbm vao esquiar, me levaram pra casa. Sem dúvida, cheguei e cai na cama. Dormi até umas cinco da tarde e daí vem meu host pai, batendo na porta: "Gláucia, acho melhor vc acordar, senao vc nao consegue dormir de noite". Fui tomar um banho enquanto ele foi fazer a janta. Comemos e daí fomos pra sala. Brian fez pipoca e assistimos um filme. Mesmo nao conseguindo andar direito, consegui voltar pra cama depois.
Na segunda, nao consegui levantar no horario pra vir pra escola. Brian que me acordou e disse que podia me levar de carro. Perdi a primeira aula. Foi um dia longo. Escola até 3 e meia. Cheguei em casa, comi e daí fui ajudar a Jette a preparar as coisas para uma pre comemoraçao de aniversario. Todas as minhas familias vieram e meu conselheiro tbm, com a sua mulher. Fizeram lagkage pra mim, o bolo tipico de nivers aqui. Teve tbm cacau, pao (boller), e coisas gostosas. Me deram dinheiro de presente e na mesa estava a bandeira do Brasil, que eu emprestei e uma da Dinamarca. Foi massa. Gostei muito de rever a minha primeira familia.
Terça feira fui nadar, nadei bastante borboleta. Nao achei, acho q to começando a gostar desse estilo. Na escola de linguas, a proposito, foi de boa. Chegou um menino da Colombia, q soh fala espanhol por enquanto. Chegou em Janeiro e vai ter q morar aqui pra sempre, pk a mae dele ta com um danes agora. No colegio só da eu, mam e Paulina agora. Ela fica preocupada, me mandando mensagem antes do almoço, pra gente se encontrar no primeiro andar e comer juntas. Agora eu to sem credito e nao posso respondela, entao as vezes a gente se desencontra. Ela fica meio sem jeito em nao falar mt ingles. portanto nao fala com Mam, mas eu as ajudo.
Quarta nao tive aula... dormi até umas nove horas e depois Brian me levou até a fabrica, onde eu pude ver enquanto trabalhavam. Eh bem legal, as maquinas sao robos! Depois disso a gente passou na floricultura de Jette, pq tah reformando lá. Ela eh bem carinhosa comigo, me abraça qndo me ve. Depois ele me levou pra E2. Qndo acabou a aula eu e as meninas fomos pro centro. Comprei chocolate! Agora abriu uma loja onde as coisas sao bem baratas. Nao lembro se foi na quarta, mas um dia enquanto eu ajudava meus host pais com o jantar, Brian começou a dançar na cozinha, pq la tem um radio e eu entrei na dele, aí ficou os 2 boboes e a Jette olhando. É foda.
Ontem nao aconteceu muito coisa... De noite fomos jantar fora, num lugar chamado Forsamlingshus. Onde as pessoas de Gamborg vao lá. A comida tava boa. A sobremesa tbm.
E hoje já eh sexta... Tenho que ir na casa de um menino chamado Christian, que vai pro Brasil pelo rotary e quer aprender um pouco de portugues. Mais tarde tenho uma festa de aniversario pra ir e a Mam vai posar em casa. Vai dar tudo certo! Valeu galera. Posso ficar mais de uma semana sem postar pk vou no domingo pra Noruega esquiar. Promete ser mega divertido ainda mais q na outra semana vou estar de ferias. To indo nessa q logo é o almoço (onde a gente come pão, ate hj nao entendo, isso nao eh comida! ) - risos...
Obs: aula de sociologia, ou como preferirem, economia...
Nada contra com certeza, mas é que é muito chato assistir essa aula aqui!...
Beijooooooos...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Seis meses na Dinamarca =O

Cheguei do colgeio na sexta e logo Brian chegou tbm. A gente foi dar um passeio. Andamos aqui em volta de Gamborg (onde moro agora) pra eu conhecer, que é praticamente uma ilha, onde vivem cerca de 200 habitantes, ou seja, nao tenho vizinhos muito proximos. Ele me levou entao para a biblioteca depois, disse que eu estava precisando adquirir a cultura da Dinamarca e pegou um livro pra mim, nada fácil, sobre a época dos vikings. Falou que eu precisava ler um pouco, ao inves de só ver televisao (ele sempre implica comigo com isso!). Já li todos os meus livros em portugues e o que eu posso fazer entao?! Dai voltamos, depois ele fez a janta, eu coloquei a mesa e foi isso.
Sabado deposi que eu acordei, Brian me levou para conhecer a fabrica dele, que se chama LIP, onde fazem azulejo e cimento e coisas assim. É bem grande lá e foi passando de geraçao pra geraçao. Mais tarde fomos para a casa dos pais dele. Chegamos lá, tomamos café e dai fomos jogar bingo. A mae dele colocou um monte de presentes na mesa e pegamos as cartelinhas. eu peguei quatro. Fomos jogando, jogando e nada de eu ganhar. Minha sorte tava la em baixo. Eles devem ter ficado com dó de mim e Jette mandou eu escolher dois presentes. Já tava no final mesmo e nao tinha sobrado muito. Ganhei uma toquinha de criança e bexigas de aniversario. Tah bom, fazer o que neh! Ficamos lá, jantamos e tudo o mais. Foi bem cansativo ficar o dia inteiro lá. Quando deu o horario, me levaram para a festa do Walker, onde iria ter uma competiçao entre bandas. Mam tbm foi e tivemos q pagar pra entrar!! Meus host pais me deram dinheiro, pq eu nao tinha mt. Bom, estava mais ou menos... Fomos embora antes da ultima banda tocar. Eu tava cansada tbm. Brian me buscou.
Domingo dormi bastante e dai fomos na casa da Lotte, uma mulher que estava fazendo aniversario e tbm vai esquiar com a gente. Fomos almoçar lá e assistir a final do jogo de handebol. Comemos e tudo o mais,tbm o bolo típico de aniversarios e dai fui pra cima com a Josefinne, que deve ter uns 13 anos. A gente ficou no computador e dai descemos para ver o jogo. No começo a Dina tava perdendo, dai empatava e a Dina passava, mas logo o outro time se recuperava. No final dos finalmentes, faltava um ponto pra Dinamarca empatar, tinham somente 5 segundos! Isso mesmo, 5 segundos! E entao o jogo empatou. Se eu nao me engano, eles jogaram contra a França. Como empatou, jogaram mais dez minutos com um intervalo. A Dina acabou perdendo de vez. Mas quase ganhou. O jogo estava empolgante! Voltamos pra casa. A gente foi e voltou de a pe. E lá se foi o fim de semana.
Essa semana tah sendo meio parada, nem tanta coisa tem acontecido. Segunda vim pro col, mas nao era obrigado, soh pra tirar duvidas sobre um projeto que tivemos que escolher as materias. Como eu nao tinha nem começado e nao sabia o que era pra fazer, vim pra escola procurar ajuda de um professor. Eu e Mam. O diretor Sven disse que a gente podia fazer em ingles, o que ajudou muito. Achei o professor Peter e escolhi Samdsfunsfag e quimica. Ele me explicou e clareou minhas ideias. Consegui terminar na segunda feira mesmo. Tive que escrever de 5 a 8 paginas. Fiz 6. Era sobre poluiçao e meios de tranporte, crescimento, conforto, etc... Depois peguei o onibus de volta pora casa. Nossa, de manha o busao eh muuiiito lotado, sem noçao!
Terça fiquei o dia todo fora de casa. Depois do colegio fui pra biblioteca, onde Mam tbm foi, porque nao tivemos aula de danes na E2 (a professora esta doente). Ficamos lá um tempao ate dar a hora de eu pegar o onibus pra nataçao. Foi de boa, as vezes o professor manda a gente falar umas coisas loucas, que eu sei que é pra melhorar a tecnica, mas eh muito ruim. Dai Jette foi me pegar.
Quarta tbm nao tivemos que ir para a escola de linguas. Fui andando com Mam até a estaçao, dai ela pegou o caminho para o dentista e eu para a biblioteca. Perguntei se eles tinham algum livro em portugues. Pior que eles tem, mas nao aqui em Middelfart. Por isso tem que pedir pra outra cidade pra entregarem aqui. Eu tinha esquecido o meu cartao q precisa pra pegar livros, entao vou outro dia pedir.
Quinta feira nao tive aula, pois era o dia para escrevermos o terminarmos o trabalho, mas como eu ja tinha acabado, fiquei de boa, dormi ate tarde e dai fui passar roupa. Quando fui puxar a tabua, pq tava meio longe, o ferro caiu no chao! Fiquei desesperada e vi que estava vazando agua e comecei a chorar, mas teria que contar pra eles mais tarde. Acho que nao quebrou, pois consegui passar toda a roupa, mas fiquei com medo de ter quebrado ou sei lá. De tarde fui pegar um onibus q nunca peguei na vida para ir pro Waker (ainda bem q ele parou, pois eu nao tava no ponto e fiquei que nem uma louca acenando com os braços pra cima), onde Paulina iria pela primeira vez. Parei na escola, onde combinei com Mam de ela me encontrar, assim poderiamos ir juntas. O pais dela nos levaram e a Paulina ja tava la, toda preocupada pensando que a gente nao ía. Kelly tbm foi, só Minami q faltou. Foi muito boom!!! A gente desenhou, jogamos sinuca, jantamos e qndo fomos pegar mais, a mulher disse que nao podia, pq tinha mais gente vindo pra comer. Tudo bem, o maximo que podiamos escutar era um nao! Fomos embora e qndo eu cheguei em casa, comemos Vafla ou Wafles com chá. No caminho falei pro Brian que eu tinha derrubado o ferro. Falei depois pra Jette e ela nem ficou braba nem nada, falou que depois ía ver isso. Ainda bem. Agora eles ja sabem q se deu algum problema no ferro a culpa foi minha!
Hoje é sexta feira, uhuuul! Percebi que a neve já se foi... Deve ter chovido de noite e tava ventando hoje cedo. Apresentei o trabalho de danes, onde eu tinha q falar sobre o autor de Les quatre diables, Herman Bang. Qndo acabei de falar, todo mundo bateu palma pra mim. Fiquei feliz. É incrivel como eles prestaram atençam qndo eu tava falando. A cara deles de atentos foi demais. No intervalo fui com Mam entregar os papeis do trabalho e agora estou na aula de sociologia quase na hora do almoço. Depois mais duas de historia e..... adeus escola, olá fim de semana! Pra terminar, dia primeiro de fevereiro fez seis meses que estou aqui na Dinamarca!! E meu niver esta chegando....e as ferias e a viagem pra Noruega tbm!!!.....hahaha
Legal............ =)
Ate mais
Beijo